Pular para conteúdo 
Зеленый кофе

O autor

Carlos Eduardo de Souza, Front-End Developer & Interface Designer na Coopers Digital Production, dedica seu tempo para o desenvolvimento de uma Web mais acessível. Possui certificado W3C em Mobile (sites e web apps) e HTML5.

Portfolio e blog sobre Web Standards – project.47, de Carlos Eduardo de Souza

Blog

Topo 24/11/06

Blog: O amadurecimento dos sites pessoais

Quem não se lembra de como era a [tag]Internet[/tag] no final dos anos noventa e começo desta década? Mais e mais usuários aderiam ŕ onda das HomePages, aquelas páginas pessoais que continham conteúdos de diversas áreas, visando atrair usuários de diversas “tribos”, disputando-os entre si. Os conteúdos variavam desde [tag]downloads[/tag] de jogos completos e [tag]MP3[/tag], lendas urbanas, conteúdos pornográficos, poesias, jogos em Applet ou javascript, etc.

Bom, essa onda acabou e, com o término dela, vieram os blogs pessoais. O início dos [tag]blogs[/tag] foi marcado por aqueles assuntos do cotidiano de seus criadores, contando como havia sido o dia, ou como sua vida era uma droga, etc… Era um panorama que me fez não entrar nesse mundo dos [tag]blogueiros[/tag].

Porém, eis que houve um verdadeiro amadurecimento dos sites pessoais, quando o blog deixou de ser apenas um diário pessoal para se tornar um local de difusão de idéias e, principalmente, conhecimento. A partir deste ponto, o negócio começou a se tornar mais atrativo.

Desta forma, considero que meu desenvolvimento profissional na área dos [tag]Web Standards[/tag] se deve a essa evolução no mundo dos blogs, e creio que o número de profissionais com este perfil cresce ainda mais.

E, claro, como não podia deixar de acontecer, houve uma expansão do lado publicitário. Antes era muito comum aqueles banners rotativos, os quais pagavam o “hospedeiro” pelo número de cliques recebidos. Hoje em dia todos estão habituados com Adsense, Text-Link-Ads, etc., tipos de publicidade muito mais inteligentes.

Como resultado dessa dedicação por um conteúdo de qualidade e difusão de conhecimento, há recompensas (não necessariamente em dinheiro com publicidade) para aqueles que realmente gostam do que estão fazendo.

Assuntos: Geral, Web Design
Trackback Feed deste artigo

8 comentários para "Blog: O amadurecimento dos sites pessoais"

  1. Micox | 25/11/06 - 10:07 pm

    É.
    Muito do que eu sei sobre WS se deve a esta difusão de conhecimento dos blogs.
    Daí eu entrei no mundo também, sem pensar muito na recompensa em dinheiro.
    Confesso que o que eu coloco no meu blog serve mais como um repositório de códigos e conhecimentos meus pra quando eu precisar futuramente (minha memória é ruim hehhe).
    Ainda bem que ajuda outras pessoas de vez em quando também. :)

    Topo
  2. Maicon Junches | 27/11/06 - 2:00 pm

    Falou bonito, e tenho o mesmo pensamento. Parabéns!

    Topo
  3. André Valongueiro | 27/11/06 - 7:58 pm

    É por aí mesmo Carlos!

    Manter um blog sempre atualizado e que apresente conteúdo interessante é um tarefa que exige uma boa dose de dedicação e tempo, mas mais cedo ou mais tarde somos recompensados pelo nosso esforço.

    Grande abraço e obrigado pelo link apontado para o meu artigo. Até breve veinho!

    Topo
  4. Thiago Rodrigues | 28/11/06 - 8:31 pm

    Belo artigo. Pootz, lembro daquelas páginas porcarias no HPG, KitNet e Geocities, que eram umas porcarias, mas que no final acabavam ajudando a alguma coisa, pena que não eram muito atualizadas.
    Felismente o blog veio para isto, sempre o autor está escrevendo novas coisas.
    Abraços!

    Topo
  5. Aldemir Silva | 30/11/06 - 6:03 pm

    Não gosto nem de lembrar que eu tinha uma página daquelas… Tudo era muito tosco, mas era só diversão. Fazia tudo no Front Page (a maioria tb fazia) mesmo sem saber nada de html e hospedava na droga do Geocities.

    Hoje, continuo sem saber muito de xhtml e css, mas tudo é mais fácil. Blog pra mim é um banco de pensamentos para essa fase da minha vida e onde exponho meus conhecimentos da profissão que pretendo atuar.

    Abraço.

    Topo
  6. Carlos Eduardo de Souza | 30/11/06 - 9:52 pm

    Eu não tenho vergonha de dizer que passei por essa fase também.

    Aliás, como adorava fazer meu site no FrontPage e entupir de conteúdos diversos… Haha era engraçado, colocava downloads de diversos tipos, conteúdos de vários assuntos também, bons tempos!

    Mas com certeza, os blogs mudaram o panorama dos “sites pessoais” e mostram o amadurecimento, principalmente por parte dos usuários da Internet.

    Topo
  7. Wagner Rodrigues | 5/12/06 - 5:18 pm

    Também passei pela época do Front Page, Geocities, HPG, Kit.Net e outras coisas típicas da internet do final dos anos 90. É muito legal acompanhar o amadurecimento da internet brasileira e de uma certa forma fazer parte da construção de todas as suas facetas evolutivas. Excelente texto, Carlos Eduardo. Belíssimo espaço. Parabéns!

    Topo
  8. Aldo Corręa | 28/12/06 - 1:51 pm

    Estou precisando muito aprender mais sobre blogs, pois estou insatisfeito com o meu (blogspot), pois não estou conseguindo postar (sempre dá ERROR 400) e a finalidade do meu espaço virtual também PROMOVER CIDADANIA ATRAVÉS DOS CONHECIMENTOS JURÍDICOS, pois sou Advogado e me preocupo muito com a transmissão correta da informação sobre os DIREITOS das pessoas. Se puder me ajudar, agreço imensuravelmente. Abração e Feliz 2007.

    Topo
Comente este artigo
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório)

Links Randômicos
Meta
Apoio
Créditos
Creative Commons