Pular para conteúdo 
Зеленый кофе

O autor

Carlos Eduardo de Souza, Front-End Developer & Interface Designer na Coopers Digital Production, dedica seu tempo para o desenvolvimento de uma Web mais acessível. Possui certificado W3C em Mobile (sites e web apps) e HTML5.

Portfolio e blog sobre Web Standards – project.47, de Carlos Eduardo de Souza

Blog

Topo 28/04/06

Conceitos básicos sobre CSS

Não sei se a maioria é como eu, mas, quando surge um trabalho novo, fico muito empolgado com a parte do desenvolvimento do CSS e do XHTML.

Cada vez fico mais impressionado com as capacidades e facilidades da junção entre essas duas tecnologias.

Bom, para quem ainda não sabe, de acordo com os Web Standards, o CSS deve ser empregado na estilização do site, ou seja, na sua forma de apresentação propriamente dita. Antigamente, a maioria dos desenvolvedores Web tinham a impressão que essa tecnologia só servia pra colocar efeitos em links, barras de rolagem, etc. Hoje em dia, felizmente, isso está mudando.

Tecnicamente falando, com o CSS vocę deve:

  • Programar seu site de uma forma limpa (com o XHTML 1.0 Strict isso se torna obrigatório), sem forma alguma de estilização visual;
  • Utilizar as tags HTML corretamente, de acordo com seu significado correto (Ex: para títulos, usar ‹h1› ‹h2› e assim por diante);
  • Deixar toda a parte visual por conta do CSS (cores, bordas, fontes, espaçamentos, imagens de fundo…).

A princípio isso pode parecer chato, mas é totalmente ao contrário disso.

Com o passar do tempo e experięncia adquirida, fazer sites tableless, com o uso de CSS vira verdadeiramente um prazer. Imagine, utilizar o mesmo código HTML para fazer vários layouts diferentes… Sem o CSS isso seria praticamente impossível! O maior exemplo disso está no site CSS Zen Garden, onde há uma lista de vários layouts totalmente distintos baseados, somente, no mesmo HTML. Claro, há imagens diferentes, mas tudo deve-se ŕ utilização do CSS.

Digamos que um dia vocę faça um site, com o código-fonte limpo, semânticamente correto e bem estruturado e, do nada, resolve atualizar seu layout ou melhor, mudá-lo totalmente. Muito trabalho? Modificando o seu CSS dá para fazer isso e, diga-se de passagem, vale muito a pena.

Há muitos sites dando maiores detalhes técnicos sobre o assunto e, se vocę ainda não aprendeu, vale a pena ir atrás. O W3Schools é altamente recomendável devido ao seu conteúdo de alta qualidade como tutoriais de HTML, XHTML, CSS, XML, JavaScript e tantos outros. Como meu amigo Eduardo Perroud disse certa vez, esse site poderá tornar-se o seu novo “livro de cabeceira”.

Trackback Feed deste artigo

2 comentários para "Conceitos básicos sobre CSS"

  1. Andrey Pedro Lefkum | 30/04/06 - 6:00 pm

    Opa! Valeu pelo post em meu site… gostei da matéria que publicou, onde trabalho estamos usando agora o xhtml, isso deixa as aplicaçőes muito mais leves e sem falar na limpeza de código…

    Att.,

    Andrey.

    Topo
  2. Lincoln | 2/05/06 - 11:39 am

    Bom artigo Carlos =)

    Gostei. é verdade…já cliquei no link do W3 e vou estudar também. CSS é realmente mto bom, apesar de conhecer pouco (pelo que percebi é enorme a aplicação) já gosto e vou me aprofundar =))..

    Abraço!

    Topo
Comente este artigo
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório)

Links Randômicos
Meta
Apoio
Créditos
Creative Commons