Pular para conteúdo 
Зеленый кофе

O autor

Carlos Eduardo de Souza, Front-End Developer & Interface Designer na Coopers Digital Production, dedica seu tempo para o desenvolvimento de uma Web mais acessível. Possui certificado W3C em Mobile (sites e web apps) e HTML5.

Portfolio e blog sobre Web Standards – project.47, de Carlos Eduardo de Souza

Blog

Topo 13/09/09

Ferramentas para freelancers no Mac

Creio que grande parte de nós, Web Designers e Web Developers, tem o hábito de fazer freelances, não só por necessidade, mas pela maior liberdade no projeto, se comparado ao que fazemos em nosso emprego.

O problema é que devemos ter organização tanto na metodologia de trabalho, como no aproveitamento de tempo, assim não gastamos tempo desnecessário com refação e nosso orçamento acaba condizendo mais com a realidade!

Para aqueles que já estão iniciando, ou até mesmo quem já tem uma boa experiência, mas busca melhores soluções de trabalho, vou indicar algumas ferramentas que facilitam (e muito) meu trabalho no Mac:

Coda: editor de códigos

Quando mudei para a plataforma Mac passei um bom tempo procurando a solução definitiva, que ficasse no nível do que tenho com o PSPad (para Windows).

Acabei encontrando o Coda, já citado aqui anteriormente, o qual possui os pré-requisitos que julgo serem extremamente necessários para meu trabalho render o esperado:

  • Envio de arquivos por FTP, permitindo atualizar arquivos remotamente de forma automática
  • Snippets (ou Clips, como são chamados no aplicativo)
  • Fácil administração de projetos
  • Plugins
  • Find / replace em múltiplos arquivos
  • Find / replace de múltiplas linhas

Além de outros tantos recursos interessantes que apresentei neste vídeo.

Preço: U$99

FileZilla: cliente FTP

Já conhecido no mundo do Windows, FileZilla é um cliente FTP que cumpre bem com seu objetivo básico.

Há a possibilidade de criação de contas para cada site, facilitando sua organização.

iBiz: time tracking

Depois de alguns projetos finalizados percebi que deveria contar o tempo gasto em cada atividade, para comparar com o orçamento feito ao cliente e mensurar se estava lucrando ou perdendo dinheiro.

iBiz é a melhor solução que encontrei até o momento, já que possibilita uma ótima organização de clientes e, dentro deles, projetos distintos. Dentro de cada projeto podemos inserir atividades e listas do que fazer (to do list).

Os clientes podem ser sincronizados com contatos na Agenda do Mac, além das tarefas serem sincronizadas com o iCal, outra funcionalidade bem interessante!

Além disso, podemos aplicar um valor por hora e fazer a conta final, baseado no tempo gasto. É uma boa alternativa para quem faz manutenção, por exemplo.

Há outras diversas opções como a contagem de tempo gasto em cada aplicativo aberto, assim podemos saber se realmente estamos sendo produtivos ou não!

Preço: U$39,99

Automator: tarefas automáticas

Automator foi uma grata surpresa encontrada no Mac. Aplicativo que já faz parte do sistema, possibilita uma gama enorme de fluxos de trabalho que otimizam seu tempo.

Por exemplo, com o auxílio do Automator criei um aplicativo que executo sempre no início de um novo projeto. Defino um nome para este novo site e, automaticamente, são criadas pastas para o html, layouts, conteúdo, scripts, etc., apenas com um clique!

Esse é só um exemplo, mas você pode automatizar envio de e-mails, tratamento de imagens, entre tantas outras tarefas… Há uma página específica com download de ações no site da Apple.

Para quem ainda não entendeu muito bem, o Automator executa “macros” no sistema operacional, assim como fazemos em editores de texto. Além disso podemos mesclar com AppleScript, assim desenvolvemos um aplicativo realmente completo!

Adobe Kuler: paleta de cores

Dificuldades para a definição da paleta de cores do seu site? Adobe Kuler é um serviço muito conhecido, o qual funciona como uma rede social para compartilhar paleta de cores, servindo como inspiração.

Para automatizar o processo de criação, a Adobe disponibilizou o Kuler em Adobe Air, assim você pode instalá-lo e rodá-lo diretamente no Mac (ou PC). Conectando-se ao serviço podemos fazer pesquisas nas paletas e importá-las diretamente para o Photoshop!

É uma verdadeira mão na roda para os Web Designers!

VMWare Fusion: rodando Windows no Mac

Infelizmente nós, Web Developers no mundo Mac, ainda não podemos deixar de usar o Windows, já que devemos testar nossos sites no Internet Explorer e Firefox. Também cito o Firefox, pois há diferenças de renderização, mesmo que pequenas, entre a versão para Mac e Windows.

VMWare Fusion se mostrou uma ferramenta extremamente confiável para essa tarefa, além de sua praticidade, não sendo necessário reiniciar a máquina para entrar no Bootcamp.

Falando em Bootcamp, o VMWare Fusion permite que os dois utilizem a mesma instalação do Windows, poupando espaço no hd!

Também há opções para otimizar seu desempenho como a quantidade de memória utilizada, processamento, drives, etc. Enfim, é a solução definitiva para quem quer testar seus sites no Internet Explorer, mesmo desenvolvendo em um Mac.

Preço: U$79,99

Outros programas que também utilizo e dispensam apresentação são: Safari (e seu Inspetor Web), Photoshop, Illustrator, suíte de aplicativos iWork e Microsoft Office.

Caso você tenha outras opções ou indicações, compartilhe conosco enviando seu comentário!

Trackback Feed deste artigo

3 comentários para "Ferramentas para freelancers no Mac"

  1. Lincoln | 14/09/09 - 10:00 am

    esse timer vai ser uma boa, sempre me perco nas contas de horas!

    nada a adicionar na tua lista… muitubom!

    Topo
  2. Sergio Eurico | 28/09/09 - 3:21 pm

    Parabens pelo site e pelos artigos.
    Eu recomendaria o VirtualBox (virtualbox.org) no lugar do VMware. Além de ser gratuito (Open Source) e rodar nas 3 plataformas, é muito estável, flexivel e sempre atualizado. Fica a dica.

    Topo
  3. Mudanças | 22/10/09 - 12:16 pm

    Também recomendo o VIrtualBox, os resultados sao semelhantes mas como o amigo disse aí em cima, tem suas vantagens. Parabens pelo texto!

    Topo
Comente este artigo
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório)

Links Randômicos
Meta
Apoio
Créditos
Creative Commons