Pular para conteúdo 
Зеленый кофе

O autor

Carlos Eduardo de Souza, Front-End Developer & Interface Designer na Coopers Digital Production, dedica seu tempo para o desenvolvimento de uma Web mais acessível. Possui certificado W3C em Mobile (sites e web apps) e HTML5.

Portfolio e blog sobre Web Standards – project.47, de Carlos Eduardo de Souza

Blog

Topo 21/08/06

Google Spreadsheets facilitando seu trabalho

Em fase de desenvolvimento, o Google Spreadsheets pode acabar se tornando um concorrente do Excel, apesar de que, na minha opinião, a maioria dos usuários comuns não mudariam de opção, mais por comodidade do que algum outro motivo.

Porém, acho que para quem trabalha e lida bastante com a Internet, o serviço pode ser de grande auxílio. Um exemplo que posso dar é o caso de uma empresa de Web Design, que atua estritamente na Internet e não possui local físico, ou seja, a forma pela qual sua equipe manteria contato seria por e-mail, MSN, Skype, etc.

Até aí percebemos que a forma de comunicação já se restringiu bastante ŕ esses meios “virtuais”, não necessitando de telefone, por exemplo.

Podemos fazer o mesmo com o controle dos serviços ou, até mesmo, o planejamento deles. Não precisamos pegar uma agenda, ou um bloco para anotarmos o progresso dos projetos.

Falando da empresa na qual trabalho, quando chegava algum novo projeto, abríamos um documento no Excel e anotávamos o desenvolvimento do trabalho, as etapas percorridas, equipe envolvida, etc., ou seja, tudo que poderia facilitar no controle do projeto e um melhor planejamento para os próximos que viriam a aparecer. Agora, com essa facilidade do Spreadsheets, evitamos o risco de alguém salvar o arquivo de uma maneira e o outro salvar da sua, deixando tudo trocado, bagunçado ou sem padrão… Já com este serviço, a tabela é atualizada online, prevenindo tais incidentes e facilitando demais sua manutenção, pois vocę não precisa tę-la em seu computador para atualizar; é só abrir o site e pronto. Uma beleza!

Assuntos: Geral
Trackback Feed deste artigo

7 comentários para "Google Spreadsheets facilitando seu trabalho"

  1. Igor Escobar | 21/08/06 - 6:02 pm

    Boa Carlos, essa eu não sabia =)

    Topo
  2. Ricardo | 21/08/06 - 8:53 pm

    Carlos,

    Tenho pensado muito em utilizar mesmo o Spreadsheets do Google no trabalho. Trabalho com informática e acho que muitos problemas podem ser resolvidos mesmo com esses aplicativos web. Lembrando também que existem editores de texto on line, como o Writely .

    Topo
  3. Jader Rubini | 21/08/06 - 9:41 pm

    Mais um grande passo do Google rumo ŕ conquista do mundo… huahuahua
    Brincadeiras a parte, cada dia me impressiono mais com os investimentos e inovaçőes do Google… Show de bola

    Topo
  4. Carlos Eduardo de Souza | 21/08/06 - 9:53 pm

    Boa! O Writely também é muito legal… Gostei bastante do recurso no qual podemos postar diretamente no blog através dele.

    O problema fica por conta das letras com acento =(

    Topo
  5. Rodrigo Muniz | 23/08/06 - 8:18 am

    A Microsoft é tão boba que perdeu a oportunidade de colocar recursos parecidos no seu produto de desktop em redes internas para ganhar experięncia para implementaçőes na web. Agora está correndo atrás do prejuízo tentando laçar um serviço pago, o tal Live, enquanto o Google só nos betas da vida, aguarda a hora certa de lançar a sua suite free.

    Topo
  6. Eugenio Grigolon | 23/08/06 - 11:10 am

    Cara, muito bom o Spreadsheets do Google. Cada vez mais ela vai ganhar espaço no mercado deixando o famoso e velho Excel de lado.

    Go Google!!

    Topo
  7. Joares | 24/08/06 - 12:32 am

    Caracas… q massa… muito útil…

    Qm sabe num futuro próx. qndo eu for aumentar a equipe da NumClique.net isso possa me ser útil…

    Hj sou uma equipe de um homem só… heeheh

    Topo
Comente este artigo
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório)

Links Randômicos
Meta
Apoio
Créditos
Creative Commons