Pular para conteúdo 
Зеленый кофе

O autor

Carlos Eduardo de Souza, Front-End Developer & Interface Designer na Coopers Digital Production, dedica seu tempo para o desenvolvimento de uma Web mais acessível. Possui certificado W3C em Mobile (sites e web apps) e HTML5.

Portfolio e blog sobre Web Standards – project.47, de Carlos Eduardo de Souza

Blog

Topo 11/08/06

Links patrocinados valem a pena?

Muito já se falou sobre o Google Adsense e serviços do tipo que consistem em publicar links, relativos ao conteúdo do site no qual estão sendo expostos.

A idéia é muito boa e de certa forma até que funciona. Da mesma maneira que este parece ser um grande negócio, muitos se empolgaram com a idéia e cederam um espaço de seu site, para ver se dava algum resultado. Eu mesmo já deixei um bom tempo, uns meses até, mas não veio nenhum retorno. Nada mais que apenas alguns míseros centavos.

Será que valeu a pena?

Pois é, então resolvi tirar os tais anúncios de meu site, por achar que não valeria a pena prejudicar a usabilidade de meu site (mais pesado visualmente, ocupando um espaço desnecessário) e não senti falta nenhuma.

Devido ŕ grande difusão do serviço, percebi que muitos outros sites estavam seguindo pelo mesmo caminho e, pasmem, colocando tais anúncios em todos os posts de seus sites (falando de blogs). Será que vale a pena?

Seguindo mais a frente, vejo novos sites adotando este maravilhoso serviço e observo casos cada vez mais absurdos. Agora, não é difícil um site colocar um belo anúncio no topo, acima do site, vindo antes de tudo. Ou seja, “por favor, cliquem nos links, isso é mais importante que meu site!!”, é mais ou menos isso que “sinto” quando vejo algo assim.

E a tendęncia é piorar. Cada vez mais vejo tais anuncios ocupando um espaço precioso nos sites, espaço cada vez maior e, o pior, em lugares que não deveriam ser colocados! Será que vale a pena?

Por isso criei uma certa revolta pelo recurso. Até que vi um artigo elogiando o Text Link Ads, me parecendo bem mais simples que o Adsense e, de repente, até mais eficiente.

Vamos ver se este serviço foge deste paradigma ou acaba tendo o mesmo final dos outros.

Assuntos: Geral, Web Design
Trackback Feed deste artigo

19 comentários para "Links patrocinados valem a pena?"

  1. Jader Rubini | 11/08/06 - 5:23 pm

    Em sites com grande fluxo de navegação diária acho que vale a pena sim, mas em sites pouco visitados, é prejudicar seu visual ŕ toa, já que essas sites não costumam ter uma boa relação cliques/visita…

    Topo
  2. Bruno Alves | 11/08/06 - 5:54 pm

    Na verdade, não é o fluxo de usuários que melhorará sua receita (estatisticamente, sim), mas sim o como vocę otimiza esses anúncios.

    Simplesmente pegar o código do AdSense e “largar” na página não fará bem aos seus ren-dimentos, mesmo que tenha 100.000.000 de visitantes únicos/dia.

    Fazendo uma boa otimização do site (posicionamento, técnicas de SEO, utilização de for-matos condizentes com seu site etc…), vocę pode tirar um retorno considerável, mesmo com pouca visitação (claro, tem que mais alguém, além de vocę estar acessando o site).

    por favor, cliquem nos links, isso é mais importante que meu si-te!!

    Discordo um pouco desta frase, vocę deve sim posicionar o anúncio, no melhor lugar pos-sível, e isso não quer dizer que vocę dá mais importância ao anúncio que o site, mas sim que vocę está trabalhando para exibir o anúncio de seu patrocinador, da melhor maneira possível.

    Sim, eles são patrocinadores, o atleta não fica desmerecido por estampar um logo enorme de seu patrocinador nas costas, uma revista (ou qualquer outra mídia impressa) não é des-merecida por ter várias páginas de anúncio, um canal de TV não é desmerecido por inter-romper o programa que vocę está assistindo a cada 10/15 minutos para exibir 2/3 minutos de comerciais e por ai vai…

    Por que deveria ser diferente na internet?

    Somos monges budistas ou merecemos remuneração pelo nosso trabalho?

    Abraços

    Topo
  3. Carlos Eduardo de Souza | 11/08/06 - 10:28 pm

    Concordo com vocę Bruno, podemos “rentabilizar” nosso site sim, tanto que insisti nisso colocando o Text Link Ads por aqui.

    Porém, acho que mais importante do que qualquer anúncio, é o site em si, ou seja, seu conteúdo.

    A frase “caricata” que coloquei foi só pra ilustrar a sensação que tenho quando vejo algo do tipo… É o que penso quando vejo anuncios em lugares desnecessários, que acabam atrapalhando e, sinceramente, fazem o site ficar com uma má imagem para mim. E isso não ajuda em nada com o propósito dos responsáveis pelo site.

    Por isso repito que não tenho absolutamente nada contra utilizarmos publicidade, até porque é um meio de lucrar com algo que realmente gostamos de fazer.
    Mas fazer de anúncios a parte mais importante de seu site, colocando-os em maior destaque que o conteúdo ou, em menor escala, “apenas” atrapalhando o conteúdo, é prejuízo para os responsáveis pelo mesmo.

    Topo
  4. Bruno Alves | 11/08/06 - 10:57 pm

    Os anúncios devem integrar ao site, caso contrário, mesmo a rentabilização fica prejudicada.

    Administrar um site pode ser uma profissão como outra qualquer, basta que a pessoa encare desta forma.

    Conheço algumas pessoas que já fazem isso e pretendo seguir para o mesmo caminho, já fiz inúmeras experięncias, de todas as formas que puder imaginar, com sites.

    Está chegando a hora de colocar estas experięncias em prática pra tirar proveito disto.

    Infelizmente, meu servidor resolveu dar problema, hoje, senão teria dados melhores, mas somente a otimização que fiz ontem e com 10 vezes menos acesso do que tenho em geral, o meu blog fez hoje o que custuma fazer em uma semana ;)

    Vou só testar mais algumas coisas e devo escrever sobre isto.

    Abraço

    Topo
  5. » Links patrocinados valem a pena? Gostei | 12/08/06 - 3:59 am

    […] [project.47 – Portfolio & Personal Website] […]

    Topo
  6. Thalis Valle | 12/08/06 - 1:21 pm

    Significa que, o Text Link e mais eficiente?

    Carlos, voce está usando?

    Topo
  7. Carlos Eduardo de Souza | 12/08/06 - 10:49 pm

    Eu achei bem mais simples que o Adsense… Eu não havia gostado muito, além de ouvir vários contras.

    Esse Text Link Ads, de acordo com o Henrique, do Revolucao.etc, é bem eficiente e mais fácil para receber o dinheiro =)

    Aliás, se alguém tiver interesse em entrar no serviço, é só clicar na imagem ao lado. Assim, ganho um dinheiro também, hehe =)

    Topo
  8. Rael B. Riolino | 14/08/06 - 10:36 am

    Existem muitos outros programas de afiliados que eu acho que compensa mais!

    Eu estou usando ainda o Adsense no meu blog, mas por pouco tempo…

    Eu aconselho o programa de afiliados do Mercado Livre, que vocę ganha 30% das vendas a partir de seu site!

    No meu eu estou usando o da Dell puramente por estetica… pois nao gosto dos banners amarelo e vermelho do mercado livre…

    Mas o fato é que existem diversas alternativas além do adsense… indico também o http://www.admarket.com.br que ta ai crescendo com força total!

    Até mais,

    Rael

    Topo
  9. Patricia Müller | 16/08/06 - 4:02 pm

    Eu concordo com vocę, eu acho que algumas pessoas exageram. Em alguns casos, a coisa fica tão intrusiva que atrapalha a leitura do post. É aí que eu acho que a coisa fica exagerada. E realmente parece que a prioridade do site é a publicidade. Acho que precisa de bom-senso. Como vocę disse, não há problema algum em querer monetizar nossos esforços, eu uso AdSense e pretendo continuar usando – e me dá um pouco de retorno, porque tenho vários sites. Nada que vá pagar minhas contas todo męs, mas já recebi um chequinho. :-) Pra mim, a palavra de ordem é mesmo boom-senso.

    Topo
  10. Patricia Müller | 16/08/06 - 4:03 pm

    ops, bom-senso. ;-)

    Topo
  11. Carlos Eduardo de Souza | 17/08/06 - 12:16 am

    Exatamente! Bom-senso e pronto…
    Não sou a favor de fazer um blog pra ganhar dinheiro também, pois isso fica bem visível e, no meu ponto de vista, não é algo legal não.

    Topo
  12. Erick Martins | 3/09/06 - 7:21 pm

    Olha gente, tenho um site muito visitado, falando sobre jogos eletrônicos com vários links para downloads e tal, tudo bem. Eu tenho uma conta do google adsense, meu site foi aprovado, mas até hoje não consegui colocar os anúncios em meu site, eu fico com a sensação de estar perdendo muito dinheiro, pois o site tem uma média de 800 visitantes por dia.
    Eu conferi todos os tipos de ajuda no site do adsense mas até hoje não consegui resolver meu problema, eu faço tudo o que ele manda, mas na hora de colar o código no site não consigo nada, ele manda eu achar

    Topo
  13. Erick Martins | 3/09/06 - 7:25 pm

    um tal de

    Topo
  14. Erick Martins | 3/09/06 - 7:29 pm

    body,,, como faço ???

    Topo
  15. Carlos Eduardo de Souza | 3/09/06 - 9:41 pm

    Então, abra o código HTML de seu site e, no final dele, terá um , então, depois disso, cole o código que o Adsense passou pra vocę.

    Não é complicado não :)

    Topo
  16. Thalis Valle | 16/09/06 - 4:07 pm

    Eu concordo com o Bruno Alves, lá em cima no segundo comentário do artigo. Mas, de que adianta saber “esquematizar” se não se tem publico? Não seria a mesma coisa que ameaçar de morte um indigente, caso ele não passasse uma graninha? Ou seja, exigir de quem ou quando não tem ou pode?

    Penso eu, e tenho certeza do que digo, que antes de fazer planos para participar de sistemas de parcerias, é conhecer a quantidade e perfil do publico atual, e futuros.

    Abraços

    Topo
  17. Carlos Eduardo de Souza | 16/09/06 - 6:23 pm

    Fazendo um bom planejamento e um bom uso dos links patrocinados, acaba-se tornando um grande aliado.

    Mas continuo achando que muitos sites exageram na dose, prejudicando, até mesmo, seu próprio conteúdo.

    Topo
  18. Dario | 8/01/07 - 4:33 pm

    Vocęs não estão sabendo configurar direito o adsense. É necessário saber escolher melhor as palavras chaves e garantir que o engine tenha acesso ao site sem problemas. Existem links que pagam até 5 dólares e uns (bem raros) que pagam até 64 dólares por clique. É evidente que a maioria no entanto paga algo em torno de USD 0,11. De qualquer forma, se vocę conseguir uns 20 cliques por dia, terá uma média de 2 a 3 dólares por dia, nada nada dá 100 dólares por męs. Em um ano, paga o seu playstation 3.

    Topo
  19. Hoan freitas Montebeler | 24/01/08 - 10:39 am

    Ola! Eu gostaria de saber se para fazer esse Text Link Ads é pago para fazer? E ta,bem quero saber como que faz para colocar meu site na google.

    Topo
Comente este artigo
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório)

Links Randômicos
Meta
Apoio
Créditos
Creative Commons