Pular para conteúdo 
Зеленый кофе

O autor

Carlos Eduardo de Souza, Front-End Developer & Interface Designer na Coopers Digital Production, dedica seu tempo para o desenvolvimento de uma Web mais acessível. Possui certificado W3C em Mobile (sites e web apps) e HTML5.

Portfolio e blog sobre Web Standards – project.47, de Carlos Eduardo de Souza

Blog

Topo 11/08/06

Open Source Web Design – Um novo conceito

Até já postei em outro artigo sobre um site que oferecia templates muito boas, utilizando XHTML e CSS válidos, ótima opção para estudos e testes.

Porém, há alguns dias, entrei num site que está criando um novo conceito para a área. São os Web Designs “open source”.

Trata-se de simples templates, entre layouts de tamanho fixo ou relativo. Dentro de cada um destes tipos, há tręs variaçőes: uma coluna, duas colunas e tręs colunas. Na verdade, o que o site faz é lhe fornecer um XHTML e CSS simples e prontos para serem customizados.

Novamente ressalto que o uso de templates é legal para efeito de estudo e testes. Nada melhor que vocę criar seus próprios sites do “zero”, com um bom editor de código :)

Assuntos: Web Design
Trackback Feed deste artigo

5 comentários para "Open Source Web Design – Um novo conceito"

  1. Felipe Ranieri | 11/08/06 - 2:45 pm

    É, como referęncia e base para estudos o lance é sair abrindo código pronto mesmo, tentando fazer igual, entendendo como foi feito, agora para fazer algo seu o ideal é sair do zero, é bem mais gostoso chegar no final e falar: é meu!!

    Abraços!

    Topo
  2. Pedro Lucas | 11/08/06 - 5:04 pm

    Isso mesmo. É muito bom pegar as templates, ver como foi feito algo que vc gostou e fazer do seu jeito… Dá pra aprender muita coisa, pra vc poder incluir nos seus sites do “zero”.

    Topo
  3. Jader Rubini | 11/08/06 - 5:20 pm

    muito bom… não conhecia nenhum dos dois sites…
    vlw ;) hehe

    Topo
  4. Igor Escobar | 16/08/06 - 1:22 pm

    Um acho que este termo “Open Source Web Design” deve ser usado com cautela. Creio que alguns leigos vão encarar isso como ” Layouts na Faixa “. E isso pode encorajar ainda mais as empresas ( que se dizem empresas ) a continuar pegando layouts prontos na internet e customizando e vender muito mais barato do que as empresas que realmente deram o sangue para desenvolver um projeto.

    Se isso não for administrado com sabedoria, isso seria um passo para traz para nós, profissionais de internet.

    Att, Igor Escobar.

    Topo
  5. Carlos Eduardo de Souza | 16/08/06 - 2:58 pm

    Concordo contigo, Igor.
    Mas, se vocę entrar no site, verá que não tem como empresas contratarem serviços de alguém que utiliza templates prontas pra vender seu produto.
    Esse site só apresenta um XHTML limpo e pronto, flexível o bastante para se utilizar num site com 1, 2 ou 3 colunas, seja fixo ou líquido.
    Desta forma, o site incentiva ao usuário criar o visual do site, ele só apresenta a estrutura, uma forma de ajudar a quem deseja aprender como funciona isso.

    Topo
Comente este artigo
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório)

Links Randômicos
Meta
Apoio
Créditos
Creative Commons