Pular para conteúdo 
Зеленый кофе

O autor

Carlos Eduardo de Souza, Front-End Developer & Interface Designer na Coopers Digital Production, dedica seu tempo para o desenvolvimento de uma Web mais acessível. Possui certificado W3C em Mobile (sites e web apps) e HTML5.

Portfolio e blog sobre Web Standards – project.47, de Carlos Eduardo de Souza

Blog

Topo 29/01/09

Por que usarmos Microformats?

Um assunto que vem entrando frequentemente em questão é o HTML 5; as novidades que suas novas tags proporcionarão, principalmente no quesito semântica, algo bem pobre no que usamos hoje em dia.

Na busca por maior implementação de significado em nosso conteúdo, foi criado um padrão denominado Microformats, amplamente divulgado aqui no project.47 e que, a curto prazo, é a melhor solução a utilizar.

Uma colocação muito interessante feita no Tableless é que os Microformats são “uma tecnologia que veio para tapar um buraco de semântica do HTML“, o que é a mais pura verdade. Apesar de parecer algo que desvalorize sua prática, a função real de se usar os Microformats é atribuir significado para o conteúdo, sem maiores dores de cabeça para seus desenvolvedores, já que o uso depende apenas de uso de classes e certos atributos como rel, por exemplo.

Imagino que no futuro, quando usarmos o HTML 5, a prática dos Microformats já não seja tão necessária, mas até lá temos muito caminho a percorrer. Então, porque esperar para melhorar a semântica de seu código, já que temos algo tão simples a aplicar?

Procure, aprenda e divulgue os Microformats, pois com certeza é a melhor solução que temos atualmente.

Trackback Feed deste artigo

2 comentários para "Por que usarmos Microformats?"

  1. Rodrigo Teixeira | 29/01/09 - 11:29 am

    Ótimo post!

    Uma questão que coloco em pauta na discussão é justamente essa: Será que com a implementação do HTML5, os Microformatos não serão necessários ou será adaptado para questões e conteúdos específicos?

    Taí uma boa reflexão!

    Topo
  2. leonardo | 8/03/09 - 9:23 pm

    html5 é o que todos esperamos

    Topo
Comente este artigo
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório)

Links Randômicos
Meta
Apoio
Créditos
Creative Commons