Pular para conteúdo 
Зеленый кофе

O autor

Carlos Eduardo de Souza, Front-End Developer & Interface Designer na Coopers Digital Production, dedica seu tempo para o desenvolvimento de uma Web mais acessível. Possui certificado W3C em Mobile (sites e web apps) e HTML5.

Portfolio e blog sobre Web Standards – project.47, de Carlos Eduardo de Souza

Blog

Topo 26/09/07

Portfolio mais relevante que currículo?

Após certo tempo e experięncia adquirida, podemos perceber a importância que um bom [tag]portfolio[/tag] pode ter, principalmente se comparado ao [tag]currículo[/tag] comum.

Todos nós sabemos que o currículo é algo básico, indispensável, que todos possuem e devem manter atualizados; seria como um alicerce que justifica todo seu conhecimento e experięncia na área. Mas em nossa profissão de [tag]Designer[/tag], principalmente, necessitamos mostrar a nossa capacidade na prática e nada melhor que um portfolio bem estruturado, exemplificando o que fazemos de melhor.

Acredito que muitos podem discordar mas, ao analisar por esse ponto de vista, o currículo não se torna um diferencial tão marcante pois, se determinado profissional possui um ótimo portfolio, as possibilidades de sucesso são muito maiores. Nada melhor que o resultado de seu trabalho para dizer quem vocę é de fato.

Ao tentar conquistar novos clientes, as informaçőes mais relevantes são aquelas que dizem respeito ŕs qualidades do trabalho a ser realizado, os benefícios que poderão ser trazidos a eles, e não sua formação acadęmica. Na verdade, seu portfolio mostra o resultado de todo seu estudo, o que torna as coisas muito mais fáceis de assimilar por parte do cliente, já que este não precisa saber se as instituiçőes ou agęncias nas quais vocę trabalhou são boas ou não. O que interessa, na realidade, são suas capacidades e o que pode vir a trazer de benefício para ele.

Principalmente nesta realidade na qual estamos vivendo, possuir um currículo é algo obrigatório a todos, mas o portfolio serve como verdadeiro diferencial e pode garantir o emprego almejado.

Assuntos: Geral, Portfolio, Web Design
Trackback Feed deste artigo

5 comentários para "Portfolio mais relevante que currículo?"

  1. Carlos via Rec6 | 27/09/07 - 11:25 am

    Portfolio mais relevante que currículo?…

    Para o cliente é mais relevante saber sua formação acadęmica ou suas qualidades na prática?…

    Topo
  2. Lincoln Alves | 27/09/07 - 5:43 pm

    Isso é verdade, em uma agęncia que trabalhei eu não mandei meu currículo, mas sim um link para meu site pessoal. E então somente depois de me chamar para a entrevista pediu que levasse meu currículo. Porque todos mechem em Corel e Photoshop, mas vendo o portfolio vocę realmente sabe se além da técnica, a pessoa tem um bom design.

    Topo
  3. Bruno | 27/09/07 - 7:55 pm

    O procedimento no dia-a-dia acaba sendo esse mesmo, mas isso não é muito correto. Não são inúmeras as situaçőes em que um projeto acaba ‘saindo dos trilhos’ planejados originalmente, por questőes do próprio cliente, a princípio externas ao projeto, que acabam desvirtuando o projeto original?
    O que importa mais: sua capacidade de desenvolver os projetos no dia-a-dia da empresa, as soluçőes que vocę pode sugerir e implementar ou o que acaba sendo aprovado, ŕs vezes por processo muitos tortuosos e duvidosos?
    Não nego a importância do portfólio, é óbvio mas usar somente ele para valiar um profissional, especialmente numa área complexa e que aglutina diversas capacidades como a web, é exagero, na minha opinião.

    Topo
  4. Richard Barros | 28/09/07 - 12:04 pm

    Realmente um portfolio bem montado pode mostrar tudo que um profissional é capaz e definir a escolha de um candidato. Até porque o curriculum que estiver associado a um bom portfolio não será um curriculum ruim. Abraços.

    Topo
  5. Carlos Eduardo de Souza | 29/09/07 - 12:34 am

    Não defendo o ponto de que somente devemos utilizar o portfoflio para validar um profissional, mas creio que ele esteja sendo mais relevante por oferecer mais destaque ao profissional. Afinal, currículos todos tęm, mas um bom portfolio não é sempre que se vę por aí :)

    Topo
Comente este artigo
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório)

Links Randômicos
Meta
Apoio
Créditos
Creative Commons