Pular para conteúdo 
Зеленый кофе

O autor

Carlos Eduardo de Souza, Front-End Developer & Interface Designer na Coopers Digital Production, dedica seu tempo para o desenvolvimento de uma Web mais acessível. Possui certificado W3C em Mobile (sites e web apps) e HTML5.

Portfolio e blog sobre Web Standards – project.47, de Carlos Eduardo de Souza

Blog

Topo 29/11/06

Referência aos Microformats – hCard

Estamos passado por uma fase na qual muitos se perguntam do verdadeiro papel da W3C e se ela está sabendo desempenhá-lo, de acordo com as expectativas geradas ao longo dos anos e, claro, com a expansão dos [tag]Web Standards[/tag] nos sites e blogs pelo mundo a fora.

Não podemos negar a importância que a [tag]W3C[/tag] teve (e tem) na evolução do [tag]Desenvolvimento Web[/tag], mas devido a algumas falhas, seja na atualização de seu conteúdo, como nas medidas adotadas, o pessoal acabou tomando iniciativa e criando novos padrőes “independentes” que, com o passar do tempo, vęm possuindo mais e mais adeptos. No meu ponto de vista, o maior exemplo de uma iniciativa vinda de fora da W3C são os [tag]Microformats[/tag], cada vez mais aceitos em grandes e pequenos sites, se firmando como uma das grandes tendęncias dessa evolução da Internet, inclusive sendo reverenciado como um dos pilares da Web 3.0 (!!).

Na busca por essa padronização na maneira de se desenvolver o código do site e pela semântica do mesmo, foram criados diversos tipos de microformatos para diversas finalidades (seja para criar um perfil no seu site, mostrar sua localização geográfica, empresa na qual está trabalhando, telefone de casa, calendário, eventos importantes, copyrights, etc.) as quais citarei aqui.

O primeiro tipo de microformato que citarei, é o [tag]hCard[/tag], que também utilizo aqui no project.47.
Pela definição encontrada no wiki dos Microformats, hCard é uma simples forma de representar pessoas, profissionais, companhias, etc., utilizando valores-padrão do vCard, facilitando seu aprendizado e aplicação. Este padrão foi criado justamente para ser utilizado em documentos [tag]XHTML[/tag], XML, e feeds Atom ou RSS.

Para facilitar o desenvolvimento de perfis em hCard, foi criado um gerador, no qual há possibilidade de se utilizar os campos pretendidos e flexibilizá-los, de acordo com suas necessidades.

Outra boa notícia é o desenvolvimento da busca de hCards baseada na engine do Alexa, havendo a possibilidade de se procurar resultados baseados em diversos campos em cerca de 12 bilhőes de documentos indexados no serviço, representando o poder que este tipo de padrão está adquirindo.

Para maiores referęncias de customização e utilização do hCard, basta visitar a seção específica no wiki dos Microformats.

Trackback Feed deste artigo

5 comentários para "Referência aos Microformats – hCard"

  1. Thalis Valle | 29/11/06 - 7:07 pm

    Blz Carlos!

    Sobre isso, enquanto não seguir os padrőes adotados pelo W3C, é desenvolver de modo “equivocado”, deixar de usar microformatos (por enquanto – hoje em dia) não é ser negligente e nem desenvolver de modo errado. Esse método de tratar/analisar dados é novo e será importante conforme o grau de crescimento do mesmo. Digo, vai depender da maior “propagação” do mesmo para surtir efeito. É claro, penso que os desenvolvedores que não conhecem nada sobre isso, pelo menos – para sites imples institucionais – utilizar o hCard.

    Abraços

    Topo
  2. Carlos Eduardo de Souza | 29/11/06 - 10:32 pm

    Concordo, Thalis.
    Os microformats não são algo obrigatório no desenvolvimento do site.
    Eles vieram para auxiliar na qualidade do conteúdo, mostrando o cuidado que o desenvolvedor teve ao escrevę-lo.

    Mas nada que seja muito utilizado hoje e, sinceramente, espero que em breve seja uma realidade.

    Topo
  3. Token | 1/12/06 - 10:11 am

    Mais informaçőes na própria wiki do microformats em portuguęs do brasil traduzido por profissional

    Topo
  4. chicosilva | 18/01/07 - 11:49 am

    Aos pouco os desenvolvedores vão tomando concięcian q os microformats são de extema importâcia …

    Topo
  5. » Referęncia aos Microformats - hCalendar project.47 - Portfolio e blog sobre Web Standards » Arquivo do Blog | 10/03/07 - 10:26 am

    […] para incentivar aqueles que nunca utilizaram ou não possuem interesse. No primeiro post, citei o hCard, situação na qual acredito que os Microformats são mais utilizados […]

    Topo
Comente este artigo
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório)

Links Randômicos
Meta
Apoio
Créditos
Creative Commons