Pular para conteúdo 
Зеленый кофе

O autor

Carlos Eduardo de Souza, Front-End Developer & Interface Designer na Coopers Digital Production, dedica seu tempo para o desenvolvimento de uma Web mais acessível. Possui certificado W3C em Mobile (sites e web apps) e HTML5.

Portfolio e blog sobre Web Standards – project.47, de Carlos Eduardo de Souza

Blog

Topo 18/01/08

Sexta-feira dos Web Standards #11

Na décima primeira edição da Sexta-Feira dos [tag]Web Standards[/tag] fiz uma seleção de links sobre metatags, referęncias sobre [tag]XHTML[/tag], [tag]CSS[/tag] global reset, tipografia Web, etc. Vamos a ela:

  • Metatags – Breve introdução de uso e teoria – Artigo que explica o que são as metatags, as maneiras de utilizá-las e quando devemos usá-las.
  • XHTML – Nove regras – Definição de algumas regras para bom desenvolvimento de um código XHTML, servindo como um guia rápido para quem está iniciando na linguagem. Porém, fica a observação para o exemplo número 3, no qual o autor do artigo utilizou as tags <b> e <i>, as quais não devem ser mais utilizadas.
  • Resetting Again – Exemplo de CSS global reset, uma prática que pode facilitar muito o início do trabalho de qualquer site em CSS. Cada um possui a sua maneira de desenvolver, mas sempre é válido conhecermos outras maneiras de fazę-lo.
  • Web Typography – an introduction to font families, font choinces and HTML punctuation – Artigo que trata de forma simples os diferentes tipos de famílias de fontes disponíveis para uso na Internet, comentários e comparaçőes de boas fontes para usar em seu site, etc.
  • Developing With Web Standards – Excelente site que serve tanto como introdução, como referęncia para quem desenvolve sites seguindo os Web Standards (ou Padrőes Web). Fala da história, estrutura, desenvolvimento em camadas, diferenças entre os browsers entre outros tópicos relevantes.
  • Serving XHTML with the Right MIME Type588 – Artigo publicado no Web Standards Project com o intuito de auxiliar na escolha do MIME Type para seu site, variando pela forma como quer servir o conteúdo do mesmo.

Sempre lembrando que, caso vocęs tenham mais sugestőes para inserção nesta série de posts, não hesitem em comentar ou enviar um e-mail para mim. Obrigado :)

Trackback Feed deste artigo

2 comentários para "Sexta-feira dos Web Standards #11"

  1. Carlos via Rec6 | 19/01/08 - 5:09 pm

    Sexta-feira dos Web Standards #11…

    Na décima primeira edição da Sexta-Feira dos Web Standards fiz uma seleção de links sobre metatags, referęncias sobre XHTML, CSS global reset, tipografia Web, etc….

    Topo
  2. Micael | 21/01/08 - 11:14 am

    O site que tem os padrőes XHTML nao esta abrindo, mas não utilizar o B e o I não era apenas no caso de dar ęnfase no conteudo?

    O que eu li ha um tempo é que o <b> e o <i> deveriam ser utilizadas como tags para estilizar, e o <strong> e o <em> para dar ęnfase e ter valor semantico também.

    O <b> e o <i> sao uteis em alguns casos, como criar botoes expansiveis, e não mudam o valor da tag.

    Se voce utiliza strong, o google entende, por exemplo, que aquela frase tem mais importancia, quando usa EM ele ve que eh uma citação.

    []s e parabens;

    Topo
Comente este artigo
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório)

Links Randômicos
Meta
Apoio
Créditos
Creative Commons