Pular para conteúdo 
Зеленый кофе

O autor

Carlos Eduardo de Souza, Front-End Developer & Interface Designer na Coopers Digital Production, dedica seu tempo para o desenvolvimento de uma Web mais acessível. Possui certificado W3C em Mobile (sites e web apps) e HTML5.

Portfolio e blog sobre Web Standards – project.47, de Carlos Eduardo de Souza

Blog

Topo 15/02/08

Sexta-feira dos Web Standards #13

Peço desculpas pela ausęncia de posts nas duas últimas semanas, pois consegui tirar uma folga no trabalho e, claro, durante esse tempo aproveitei pra fazer uma boa lista de links e postar hoje para vocęs. Aí vai:

  • CSS Redundancy Checker – Esta ferramenta, muito útil por sinal, faz uma varredura em seu [tag]CSS[/tag] e exibe as redundâncias em seu código, podendo eliminar muito código desnecessário.
  • Improve website load time by 500% with 3 lines of code – Tutorial que mostra de maneira bem simples, como escrever um código PHP de 3 linhas que faz seu site ficar até 5 vezes mais rápido. É uma técnica muito interessante que envolve compressão dos arquivos necessários para abertura correta do site, através do uso do PHP.
  • Pure CSS Text Gradients – Este tutorial explica como fazer efeito de gradiente em seus textos, utilizando apenas CSS e uma pequena imagem PNG para isto.
  • Em based layouts – Vertical rhythm calculator – Excelente artigo que explica o que é a unidade EM utilizada para estilização de fontes, além de disponibilizar uma calculadora para saber qual medida (EM) corresponde ao valor em pixels (PX) desejado.
  • HTML 5 differences from [tag]HTML[/tag] 4 – Como o título diz, esta página explica as diferenças existentes entre as versőes 4 e 5 do HTML, na própria página da W3C.
  • The Acid3 Test – Página do Acid3, teste destinado a medir o nível de compreendimento do CSS3 por parte dos browsers. Vale ressaltar que os browsers atuais ainda estão chegando nos 100% do Acid2… Resta esperar para ver quanto tempo demorará até que atinjam essa marca no Acid3.
  • Tags de linguagens de marcação – Esta página lista as linguagens de marcação (versőes de HTML e XHTML) e as tags que cada uma possui (incluindo uma breve descrição sobre cada uma), servindo como comparativo entre elas.
  • Tripoli – a CSS standard for HTML rendering – Trata-se de mais um CSS que “reseta” as propriedades default dos browsers deixando, teoricamente, todos de maneira padronizada, antes de começar a desenvolver seu site.
  • [tag]SEO[/tag] Design and Development Best Practices – Artigo que lista boas práticas para desenvolvimento de sites, além de dicas para melhorar o desempenho com relação aos sistemas de busca. Uma referęncia prática e eficiente.
  • Web Site Marketing SEO Tools, SEO Score – Ótima ferramenta que exibe o desempenho de seu site nos sistemas de busca. Além disso, há a opção de fornecer algumas palavras-chave para que sejam avaliadas e exibir o posicionamento de seu site em cada uma delas.

Espero que aproveitem os links e sigam sugerindo mais referęncias para colocar nas próximas ediçőes da Sexta-feira dos [tag]Web Standards[/tag]!

Trackback Feed deste artigo

2 comentários para "Sexta-feira dos Web Standards #13"

  1. Carlos via Rec6 | 15/02/08 - 1:08 am

    Sexta-feira dos Web Standards #13…

    A décima terceira edição da Sexta-feira dos Web Standards trás links interessantes sobre CSS, otimização para sistemas de busca (SEO) além de referęncias sobre HTML 5, etc….

    Topo
  2. Edilson de Souza | 16/02/08 - 1:34 am

    Boa seleção de links, acho que compensou as duas sextas sem web standards. Gostei do link sobre PHP.

    Abraço!

    Topo
Comente este artigo
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório)

Links Randômicos
Meta
Apoio
Créditos
Creative Commons