Pular para conteúdo 
Зеленый кофе

O autor

Carlos Eduardo de Souza, Front-End Developer & Interface Designer na Coopers Digital Production, dedica seu tempo para o desenvolvimento de uma Web mais acessível. Possui certificado W3C em Mobile (sites e web apps) e HTML5.

Portfolio e blog sobre Web Standards – project.47, de Carlos Eduardo de Souza

Blog

Topo 31/01/07

Tendências do Web Design

Superficialmente falando, facilmente percebemos as novas tendęncias (e até uma certa “padronização“) do [tag]Web Design[/tag] atual. Claro, estou me referindo ŕs sombras, degrades, reflexos, etc., provenientes da era “Web 2.0”.

Porém, se prestarmos mais atenção (nos bons exemplos, claro), analisando mais detalhadamente, podemos verificar alguns pontos em comum, que com certeza representam uma grande evolução na área do [tag]Design[/tag] voltado para a Web, mostrando principalmente a preocupação com a usabilidade do site e maior relevância do conteúdo propriamente dito.

Seguindo o raciocínio do site Web Design from Scratch, há alguns pontos em comum entre os sites apresentados:

  • [tag]Layouts[/tag] simples, alinhados na porção central da tela;
  • Design do conteúdo, não da página em si, dando maior relevância para o que realmente importa ao usuário;
  • Cores leves e neutras para os fundos;
  • Bom contraste de cores, para destaque de certos elementos;
  • Fontes grandes são possíveis, devido ao recurso de anti-alising presente nos sistemas operacionais mais atuais (sim, no Windows XP não é padrão, mas há como habilitá-lo facilmente).

Concordo que há uma certa repetição em alguns efeitos (que servem mais como “perfumaria”), mas com certeza os pontos apresentados representam uma grande evolução, distinguindo o Design Gráfico voltado para a Web com relação ŕs outras mídias.

Devemos nos lembrar de que os sites são feitos para serem interagidos, e podem ser acessados de diversas maneiras (dispositivos, resoluçőes, navegadores, sistemas operacionais, etc.), e temos que planejá-los da melhor maneira para permitir a melhor navegação e acessibilidade possível.

Assuntos: Web Design
Trackback Feed deste artigo

5 comentários para "Tendências do Web Design"

  1. Tiago Celestino | 31/01/07 - 10:30 pm

    Mais um otimo artigo.

    A cada dia que passa venho aprendendo muita coisa sobre essa tal “Web 2.0” e as ideias de alguns Web designers.

    Acho muito que devemos aplicar certas ténicas em determinados projetos.

    Topo
  2. » A Web 2.0 está ficando saturada project.47 - Portfolio e blog sobre Web Standards » Arquivo do Blog | 17/05/07 - 10:56 am

    […] As aplicaçőes de AJAX viraram sinônimo de efeitos visuais (drag’n drop, por exemplo), o design teve seu fundamento baseado em degrades, reflexos, etc., além da usabilidade, presente, somente, em fontes com tamanho maior do que o […]

    Topo
  3. Rodrigo Xavier dos Santos | 29/10/07 - 3:01 pm

    Realmente os sites estão ficando mais padronizados e limpos, dando assim mais foco para o conteúdo, mas também acho que os layouts estão caindo na mesmice, o padrão deveria ser na parte de acessibilidade e não na parte visual do site, eu acho que os sites estão caminhando muito com cara de templates!

    Topo
  4. neuton | 11/11/07 - 11:27 pm

    cara te amo !

    salvo a minha vida com esse reportagem ae.

    vlw msm.

    Topo
  5. Lake | 3/04/10 - 12:43 am

    Concordo com tudo que voce disse. Infelizmente o mercado de web tá cheio de malukos, pessoas que fazem site com 6 cores diferentes por exemplo ¬¬. Mas muito bom o post o/

    Topo
Comente este artigo
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório)

Links Randômicos
Meta
Apoio
Créditos
Creative Commons