Pular para conteúdo 
Зеленый кофе

O autor

Carlos Eduardo de Souza, Front-End Developer & Interface Designer na Coopers Digital Production, dedica seu tempo para o desenvolvimento de uma Web mais acessível. Possui certificado W3C em Mobile (sites e web apps) e HTML5.

Portfolio e blog sobre Web Standards – project.47, de Carlos Eduardo de Souza

Blog

Topo 18/07/07

Trabalhando em equipe

Primeiramente gostaria de pedir desculpas pela falta de tempo para postar no blog… Pretendo atualiza-lo com mais freqüęncia novamente, abordando assuntos pertinentes ao pessoal dos Web Standards e, claro, aos que desejam aprender mais sobre Web Design em geral.

Este post tem a intenção de relatar experięncias sobre o trabalho em equipe e como este pode ser aperfeiçoado.

Na agęncia onde estou trabalhando, a freqüęncia de novos trabalhos é grande; são projetos importantes que exigem muito tempo de desenvolvimento e, conseqüentemente, muita gente trabalhando em conjunto. Muitos problemas podem surgir no percurso, devido ŕ falta de planejamento tanto para o desenvolvimento como o fluxo de trabalho propriamente dito.

Quando o projeto é iniciado, uma boa opção é a reunião envolvendo todos os setores, abordando as possibilidades e limitaçőes na execução do mesmo, delimitando os horizontes para que todos saibam onde começa e onde termina o trabalho.

Após definidas as possibilidades do projeto, ele é iniciado e tudo funciona como uma verdadeira linha de produção, onde há etapas a se seguir e, caso a comunicação seja efetiva entre os setores, o projeto será executado de melhor maneira, diminuindo custos e, conseqüentemente, possibilitando maior lucratividade por parte da empresa.

Um bom exemplo seria formular uma série de requisitos para o setor que encaminhará o trabalho para a próxima etapa, por exemplo quando o setor de criação finaliza o layout do site, passa-lo para o setor de desenvolvimento de acordo com alguns pré-requisitos definidos anteriormente, como PSDs mais organizados para que facilite o trabalho de quem irá montar o HTML e CSS, além de documentar variaçőes de títulos, parágrafos, listas, links, botőes, formulários, etc., a fim de agilizar o processo de desenvolvimento do site, diminuindo a possibilidade de erros e divergęncia com relação ao layout proposto originalmente.

Após feita essa parte do trabalho, nunca é demais documentar seus códigos HTML e CSS para que a equipe de implementação possa programar em cima deles de maneira mais eficiente, diminuindo a necessidade de ajustes posteriores.

Essas podem parecer dicas básicas (e realmente são), mas muitas vezes acabamos deixando o simples de lado para procurar soluçőes mais complexas para problemas tão corriqueiros em nosso ambiente de [tag]trabalho[/tag]. Por isso, uma boa comunicação com sua [tag]equipe[/tag] e uma boa dose de bom senso pode facilitar seu trabalho e de sua equipe também. Quanto mais puder padronizar-se na forma de trabalho, melhor.

Assuntos: Geral
Trackback Feed deste artigo

2 comentários para "Trabalhando em equipe"

  1. Lincoln Alves | 19/07/07 - 11:09 am

    Afinal o que é um bom site, senão uma série de padrőes – como em seu site: títulos amarelos, links brancos, etc. Isso colocado no início do CSS evita de no meio do código ter de repetir coisas desnecessárias – mas é uma forma de trabalhar que vem com o amadurecimento da equipe e convivęncia mesmo – todos usando comentário no código, identação parecida, e até mesmo, por trabalhar juntos, fazemos a programação de forma similar – e então quando o outro precisa fazer uma manutenção, está tudo nos conformes e fácil de entender.

    Topo
  2. Carlos Eduardo de Souza | 19/07/07 - 11:33 am

    Com certeza, Lincoln. Essa “padronização” vem com o tempo e maior interação entre as equipes. Ela pode tratar tanto da melhoria de fluxo, visualizando o que vai ser passado e como isso será feito, de um setor para o outro, além da própria padronização do método de trabalho uniformizando as maneiras de programar, por exemplo, facilitando na manutenção e melhor entendimento entre as partes que desenvolvem o projeto.

    Topo
Comente este artigo
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório)

Links Randômicos
Meta
Apoio
Créditos
Creative Commons