Pular para conteúdo 
Зеленый кофе

O autor

Carlos Eduardo de Souza, Front-End Developer & Interface Designer na Coopers Digital Production, dedica seu tempo para o desenvolvimento de uma Web mais acessível. Possui certificado W3C em Mobile (sites e web apps) e HTML5.

Portfolio e blog sobre Web Standards – project.47, de Carlos Eduardo de Souza

Blog

Topo 08/04/06

Você já usou Microformats?

Ainda não me aprofundei muito neste assunto mas falando, bem resumidamente, pode-se dizer que os Microformats são meta informaçőes que auxiliam na compreensão do conteúdo de seu site, seja por um humano ou uma máquina.

Como o próprio nome já diz, as meta informaçőes são palavras que não aparecem num primeiro momento para o usuário, mas estão presentes no código-fonte do site. Em linhas gerais, essas meta informaçőes são mostradas como classes de spans, divs, etc. classificando o conteúdo que está inserido em cada “bloco” de informação.

E para haver coeręncia, óbviamente devem-se seguir padrőes para tal e desenvolver-se um site semânticamente correto. Portanto, recomendo alguns sites para uma leitura mais aprofundada sobre o assunto, mostrando muitas outras utilidades dos Microformats:

Para não ficar por fora, no link “Bio” aqui deste site, inseri meu hCard que é uma forma de Microformats e recomendo utilizá-lo!

Trackback Feed deste artigo

2 comentários para "Você já usou Microformats?"

  1. project.47 - Portfolio & Personal Website » Blog Archive » Recomendação no uso de classes de CSS | 13/05/06 - 10:42 pm

    […] Porém, o que alguns ainda não sabem, é que devemos tomar certas precauçőes na nomeação dessas classes pois, de acordo com os Microformats (assunto já tratado num post por aqui), podemos utilizar as classes como meta-informaçőes, ou seja, o próprio nome das classes auxiliaria na explanação do que representa cada elemento. Como um exemplo da utilização dos Microformats temos o hCard, o qual já utilizo na seção Bio aqui do project.47. […]

    Topo
  2. Optimus - Conversor de Microformats · project.47 - Portfolio e blog sobre Web Standards | 24/09/07 - 10:03 am

    […] Optimus (remetendo ao personagem dos Transformers) que, ao utilizada, converte conteúdos em Microformats para XML ou […]

    Topo
Comente este artigo
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório)

Links Randômicos
Meta
Apoio
Créditos
Creative Commons