Pular para conteúdo 
Зеленый кофе

O autor

Carlos Eduardo de Souza, Front-End Developer & Interface Designer na Coopers Digital Production, dedica seu tempo para o desenvolvimento de uma Web mais acessível. Possui certificado W3C em Mobile (sites e web apps) e HTML5.

Portfolio e blog sobre Web Standards – project.47, de Carlos Eduardo de Souza

Blog

Topo 12/04/07

Web Designer tem que saber CSS

Houve um período, mais precisamente no começo da “explosão” da Internet no final dos anos 90, no qual os indivíduos que faziam sites eram chamados “Web Masters“, ou seja, eram estes os responsáveis pelo planejamento do site, a construção de seu layout, envio para o servidor e manutenção do mesmo.

Com o passar do tempo e expansão da Internet, recursos oferecidos, maior facilidade de acesso e popularização, o mercado acabou exigindo cada vez mais dos responsáveis pela construção do site, originando diversas funçőes, especializando os profissionais de cada área.

Uma das profissőes geradas foi a de Web Designer, profissional encarregado pela elaboração e construção do layout. Este termo acabou sendo banalizado, por ser utilizado por pessoas não capacitadas, assim como vem acontecendo com a profissão do designer em geral também. Na questão que trata sobre a verdadeira função de um Web Designer, há várias discussőes que defendem a idéia do profissional saber apenas criar o layout mas, ao meu ver, não basta criar, tem que saber como funciona o site, suas limitaçőes e implicaçőes que o Design pode ter em sua construção.

Desenvolver um layout voltado para a Web é totalmente diferente de algo criado para impressão, pois há variaçőes nos dispositivos e meios de acesso, fazendo com que alguns cuidados devam ser tomados. Isso inclui a escrita do HTML e CSS, pois não se tratam de linguagens de programação, mas de marcação e estilização, respectivamente. Não é uma tarefa difícil, só exige estudo e leitura, justamente para saber até onde se pode chegar com [tag]Web Design[/tag].

Por isso, Web Designers, deixem a preguiça e os editores visuais de lado! Pensem no conteúdo, na relevância do usuário, dando mais chances para que seu site dę certo e se destaque entre a grande maioria.

Trackback Feed deste artigo

9 comentários para "Web Designer tem que saber CSS"

  1. Tiago Celestino | 13/04/07 - 12:12 am

    Artigo tudo haver comigo. Sofro muito na agęncia que trabalho por causa disso.

    Agora estou tentando o máximo ficar interligado com eles, pois sempre tem alguma merda para acontecer e quem leva a bronca sempre sou eu. :D

    Topo
  2. Wilson Iwano | 13/04/07 - 2:00 am

    Esse post fala uma bela verdade. Já passou o tempo que o webdesigner só desenhava e mandava pro “oreia-seca” codificar. Já vi vários casos de criativos acostumados em fazer peças para mídia impressa, fazerem layouts para web totalmente sem usabilidade… ou que o fatiamento e codificação se torna extremamente complicado.

    Topo
  3. Linke | 13/04/07 - 10:41 am

    ” Por isso, Web Designers, deixem a preguiça e os editores visuais de lado! ”

    Carlos…pra mim um dos teus melhores posts até agora…e que reflete muito do que acontece, pelo visto, na maioria das empresas de web!

    A sua solução indicada é realmente boa … e tem mais né … o tempo que economizaríamos para fazer um site que já foi pensado anteriormente seria relativamente grande.

    Estruturar um site pensando em divs e listas, e não em blocos de imagens por todo site.

    Topo
  4. Carlos Eduardo de Souza | 13/04/07 - 10:52 am

    Nossa, com certeza Linke!

    Se vocę conhece realmente o processo de construção do site, no momento em que vocę está criando, já terá em sua cabeça mais ou menos como o código será feito.

    Isso economiza de uns 30 a 50 porcento do tempo de codificação, tanto do HTML como CSS.

    Benefícios? Tempo é dinheiro… Regras do mercado, não é? Hehe :)

    Topo
  5. Bruno André Mikoski | 13/04/07 - 11:12 am

    Eu concordo plenamente com vocę, porem sabemos que o mundo não é bom, e as coisas não são aqui,
    1 – Quem vende, diz que pode fazer TUDO.
    2 – Quem Faz layout, Faz tudo diferente
    3 – Programador html, corta tudo!!!

    hahaha

    Se desdo do incio, quem vende, soube-se o que esta vendendo, tudo seria melhor.

    mais… é impossível :D

    Topo
  6. Rafael Marin | 13/04/07 - 1:02 pm

    Para nós que já estamos habituados com o desenvolvimento nos padrőes, é engraçado ver “web designers” que prometem absurdos por preços mínimos, e que desenvolvem sites fuleiros sem qualquer preocupação com o conteúdo.

    Acho que o desenvolvimento Web não deveria ser tão fácil e rápido de aprender, ou, não deveriam existir softwares para facilitar o trabalho que tornam as páginas HTML puras tagsoups.

    Topo
  7. Emanuel Felipe | 13/04/07 - 6:47 pm

    Concordo, colocarei o link no rodapé de um artigo meu recente. Só é bom que fiquei clara uma coisa, o Web Designer tem que saber escrever (X)HTML e CSS, mas é um absurdo exigir que esse saiba também programar bem. (Logo o trackback estará chegando)

    Topo
  8. Designers, programadores e as necessidades do mercado at Emanuel Felipe .NET | 13/04/07 - 6:49 pm

    […] Web Designer tem que saber CSS […]

    Topo
  9. Karin | 19/03/08 - 10:10 am

    Está mais que correto. Web designer que não sabe CSS pra mim não é Web designer, é somente designer e olhe lá…

    Topo
Comente este artigo
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório)

Links Randômicos
Meta
Apoio
Créditos
Creative Commons